domingo, 25 de outubro de 2009

Panis Et Circenses

Lamento profundamente pela escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, principalmente pelos cidadãos e seus problemas que serão totalmente esquecidos.
Os grandes culpados? Nós, os patriotas de fina de Copa do Mundo, que lotamos a praia para comemorar essa ‘grande’ conquista, mas nos trancamos em casa na hora de lotar ruas e avenidas exigindo os nossos direitos.
Nos falta água, nos falta comida, nos falta segurança, educação, moradia, transporte e saúde. Mas mesmo com o poder de mudar em nossas mãos, preferimos cruzar os braços em frente a TV e assistir um grande espetáculo de ilusões. Pão e Circo! Dê ao povo o que o povo gosta.
Não sou conta os Jogos Olímpicos, Copas do mundo ou quaisquer outras manifestações do esporte, e nem seria contra as Olimpíadas no Brasil caso tivéssemos condições para recebê-la.
Porém sou opositora da venda que colocam em nossos olhos para esconder a real situação por trás do espetáculo.
Os dias de glória acontecerão apenas enquanto durarem os Jogos Olímpicos. Passado esse tempo, o “glamour” se vai. A beleza se vai, os turistas de vão. E pra nós, os verdadeiros palhaços desse imenso circo, sobrarão os mesmos problemas de antes, e assim como outrora, cruzaremos os braços novamente.
Só espero que sirva de lição, e que o Brasil consiga (mais uma vez) aprender com os próprios erros.


Por: Isabela Oliveira (Menina Colombina)






Existem coisas que (infelizmente) só as Olímpiadas fazem você pensar:




"
Mas as pessoas da sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer..."

*Panis Et Circenses - Caetano Veloso e Gilberto Gil - mas prefiro mil vezes a versão com o 14 Bis*

Essa foi a minha redação para o vestibular da Unisal, um divisor de águas tanto em minha vida real, quanto em minha vida bloqueira. Talvez meu retorno para o blog. O bom filho à casa torna!

Ps: Hey, Amor! Amo você mais que tudo no mundo! :)